segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ex-presidente Itamar Franco é velado no Palácio da Liberdade, em BH


O corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco é velado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O caixão chegou ao local em carro aberto do Corpo de Bombeiros por volta de 11h40 desta segunda-feira (4). O público presente jogou pétalas brancas sobre o caixão. O ex-presidente foi recebido ao som de "Oh, Minas Gerais. Quem te conhece, não esquece jamais".
A presidente Dilma Rousseff chegou acompanhada por ministros às 13h45 e saiu às 14h25. A visitação, que começou por volta de 12h30, foi interrompida por conta da chegada da presidente e ainda não há informações sobre se será retomada.
A presidente Dilma Rousseff no velório do ex-presidente Itamar Franco (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)A presidente Dilma Rousseff no velório do ex-presidente Itamar Franco (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
Após o velório em Belo Hozironte, o ex-presidente será cremado. A cerimônia de cremação atende a um desejo no senador em vida, de acordo com a assessoria de Itamar, e vai ser restrita à família. O horário previsto é às 16h no Parque Renascer Cemitério e Crematório em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Políticos presentes
Entre os políticos presentes no velório em Belo Horizonte estão o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB); o senador e ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB); o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB); o atual governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB); o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB); o senador Eduardo Suplicy (PT-SP); o ex-deputado Ciro Gomes (PSB-CE); e o prefeito de Belo Hozironte, Márcio Lacerda (PSB).
Fernando Henrique afirmou que Itamar "não se deixou fascinar pelo poder". "Minhas primeiras palavras são de saudade. Foi um choque que eu tive ao saber da morte dele. Ele sempre foi um homem simples no modo de viver, falar e relacionar. Ele não se deixou fascinar pelo poder. A ética dele vai fazer falta. Eu devo ao Itamar porque foi ele quem abriu espaço ao obscuro político, que era sociólogo, que não era economista. Eu choro de saudade dele e o Brasil também chora", disse FHC.
A aeronave que transportou o corpo de Juiz de Fora, onde o ex-presidente havia sido velado desde o domingo (3) até a manhã desta segunda, para a capital mineira aterrisou no Centro de Instrução da Aeronáutica, ao lado do Aeroporto da Pampulha.
Antes de chegar ao Palácio da Liberdade, o corpo foi recebido com honras militares e seguiu em cortejo por avenidas da capital em carro aberto do Corpo de Bombeiros - veja no vídeo ao lado.
Corpo de Itamar foi recebido em Belo Horizonte com honras militares (Foto: Alex Araújo / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário